sexta-feira, 7 de maio de 2010

Uma breve introdução ao mundo da Genética

Olá pessoal!

Seguindo o exemplo do Leo, vou me apresentar também. S
ou bióloga, formada também pela Universidade Federal de Lavras e sempre tive múltiplos interesses dentro da Biologia. Durante a graduação, tentei ter contato com várias áreas para estabelecer o meu perfil profissional. Intimada, ou melhor, convidada (!) pelo idealizador do blog, tentarei trazer à discussão assuntos interessantes abrangendo Genética, um pouquinho de Biologia Molecular e, como não poderia deixar de ser, Evolução.

Bem como a Ecologia, a Genética e principalmente a Biologia Molecular são ciências novas. O início formal da Genética se deu com os trabalhos de Gregor Mendel e suas ervilhas, em meados do século XIX. Mendel fez alguns experimentos com plantas de jardim e com abelhas, mas o sucesso de seu trabalho sobre a herança das características dos organismos teve muito a ver com a escolha das ervilhas como material experimental.


G. Mendel (1882-1884)

Das leis de Mendel até a Genética Molecular, muito em voga hoje em dia, muita água correu e muitos outros postulados foram somados ao corpo teórico da Genética. O DNA foi descoberto e a ele foram atribuídas as funções de armazenador
da informação genética e responsável pela transmissão das características hereditárias. Mostrou-se que diversos tipos de RNA estão envolvidos com tradução de proteínas e controle da expressão gênica. Cromossomos, hereditariedade, DNA, RNA, organismos transgênicos, mutações e, é claro, "genes", são palavras que estão constantemente na cabeça de um geneticista.

A Genética é abordada em diferentes níveis no dia-
a-dia da pesquisa. Por exemplo, o estudo de genes seguindo a herança de características em cruzamentos é chamado “Genética Clássica”; o estudo dos genes pelo sequenciamento do DNA e pelo estudo da expressão gênica é chamado “Genética Molecular”; o estudo dos genes pela variabilidade entre organismos é chamado “Genética de Populações”.


Fenômenos como a clonagem de organismos, a produção de transgênicos, o mapeamento de genomas e a possibilidade da realização de testes genéticos para doenças herdáveis em embriões e pré-embriões colocaram e têm colocado a Genética em foco. Perguntas como “isto é certo?”, “isto é seguro?”, “todos os aspectos da vida estão sob determinação genética?” e “isto pode c
ausar discriminação no futuro?” são recorrentes.

Bem, este é um convite para entrarmos no mundo da Genética e explorarmos suas possibilidades, discutindo tanto os aspectos difundidos e bem conhecidos do DNA & Cia como os mecanismos e fenômenos que ainda estão sendo elucidados e, claro, as exceções à regra que permeiam os meandros da Genética!



Postado por Amanda Oliveira

3 comentários:

  1. Por Curisoidade, vc já leu o "Evolução em 4 dimensões"?

    O que vc acha de Epigenética e o "Retorno do Lamarckismo"?

    Tenho que confessar que estou curioso sobre o assunto, mas sem tempo de ir atrás...

    ResponderExcluir
  2. Bem, postarei o quanto antes algo a respeito de epigenética, inclusive falando sobre lamarckismo. Estou bastante envolvido nisso e há uma grande probabilidade de que meu trabalho vá para este lado. Tenho lido bastante artigos. Tentarei escrever algo o quanto antes.

    ResponderExcluir
  3. Este livro está na minha pilha de "coisas para ler", mas não tão em cima...
    Como o Rafa está lendo e tem grande possibilidade de trabalhar com o tema, vou mexendo em uns outros assuntos que acho que vocês podem gostar!

    ResponderExcluir