quinta-feira, 6 de maio de 2010

Introdução parte III - O início

Olá a todos

Como o blog já começou a todo-o-vapor com diversos posts sobre áreas específicas, vou usar uma outra abordagem: Antes de começar com uma série de posts mais específicos gostaria de “inaugurar” o blog e me apresentar!

Esse pequeno espaço virtual surgiu da junção de uma idéia maluca e uma necessidade profissional: Como cientistas, precisamos dominar diversos tipos de técnicas como: planejar experimentos, analisar dados, escrever e divulgar nossos resultados, no entanto nossa formação geralmente é falha em alguns aspectos, principalmente na hora que temos que escrever e divulgar os resultados. No entanto escrever e a maneira de se expressar são essenciais para uma boa divulgação dos resultados (e conseguir citações ^^).

Tendo em vista essa necessidade surgiu a idéia maluca: Resolvi criar um blog para exercitar a escrita e a “expressão de informações”. Porem como todo o conhecimento fica melhor quando discutido por várias cabeças, resolvi chamar dois grandes amigos em situação similar para sofrerem juntos: Amanda e Rafael. Eis que surge o tavola triangulare.

Esse blog tem o objetivo de ser um espaço para discutirmos assuntos relacionados às ciências biológicas e vida acadêmica de maneira geral, visando divulgar artigos interessantes, discutir assuntos polêmicos ou simplesmente o que nos der “na telha”.

Deixando esse objetivo claro parto para minha apresentação: Sou um biólogo formado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), no início da minha graduação trabalhei com citogenética vegetal e mutagênese, porem acabei me voltando para ecologia no final do curso e conclui o curso trabalhando com ecologia de comunidades de anfíbios.

Atualmente faço mestrado no curso de pós-graduação em Biologia Animal na UNESP de São José do Rio Preto e continuo trabalhando com ecologia de comunidades de anfíbios, agora com girinos. Interesso-me principalmente pela Herpetologia (estudo de répteis e anfíbios) e Ecologia de Comunidades, que são as áreas que pretendo discutir mais aqui. No entanto quando der vou falar rapidamente sobre biogeografia, evolução, etologia, estatística, taxonomia de anuros e filosofia da ciência.

Então sejam todos bem vindos. Podem puxar um banco e sentar-se nessa mesa para discutirmos biologia.

Leonardo Gedraite

Um comentário: